Começando um projeto para mulheres

“Olá, eu sou Renata Guarino, estudante de jornalismo da UFJF e estou fazendo um projeto sobre mulheres e suas vivências. Você poderia me conceder uma entrevista?”.

Geralmente é assim que abordo as mulheres que aparecerão nesse blog.

Longe de tentar te ensinar “10 maneiras de conquistar um homem na cama” ou te mostrar uma dieta louca que possivelmente vai te deixar anêmica. Essa revista feminina vem para trazer o assunto que realmente importa para mulheres, ou deveria importar: a vida e histórias de outra mulheres.

A ideia de montar uma “revista feminina” online veio muito depois do projeto “Mulheres e a fé” que vai aparecer nesse blog como uma das colunas. Quando entrei na faculdade de jornalismo, decidi que queria contar histórias daquelas pessoas que normalmente não são notícia: mulheres “comuns”. Pessoas comuns, com vidas comuns e, mesmo assim, vivências interessantes. É só sentar um pouco, bater um papo tranquilo que a sua visão de mundo e a sua história surgem, e junto com elas, criamos empatia por essas personagens e compreendemos melhor o mundo que nos cerca.

Mulheres com religião ou sem religião, formadas ou apenas com a educação básica, casadas, solteiras, divorciadas, com filhos ou sem filhos… Mulheres extremamente diferentes, com necessidades e problemas diferentes e que se abrem para nos contar tudo isso.

Um passo para diminuir a distância entre essas mulheres é ouvir, e é isso o que faremos aqui. Sem julgamentos, sem críticas. Apenas ouvir.

Sou Renata Guarino, estudante de jornalismo
Sou Renata Guarino, estudante de jornalismo